Quem Somos

A EPAR – Escola Profissional Almirante Reis, foi fundada no dia 2 de novembro de 1992 e sempre se assumiu como uma instituição de cariz humanista.

Em 2017, integra o Grupo ENSINUS, grupo com cerca de 50 anos de atividade e é formado por um conjunto de organizações empresariais, inteiramente dedicadas à educação e ao ensino de todos os níveis e graus, desde a educação pré-escolar ao ensino superior, incluindo o ensino e a formação profissional, a consultoria e a investigação aplicada.
Em 2018, instala-se no n.º 9 do Largo do Leão, no coração de Lisboa, ampliando a sua estrutura, equipa e em particular a sua visão de um ensino centrado no aluno e num novo perfil de pessoa.

Rumo ao objetivo de constante melhoria, a Instituição tem como princípios-chave: a pessoa, a equipa, o conhecimento, a participação e a valorização da aprendizagem, a diversidade, a igualdade de oportunidades, a tolerância, a democracia, a solidariedade e a abertura à sociedade.

Estes princípios-chave são o ponto de partida para a sua matriz identitária que se traduz na prossecução dos seguintes objetivos:

– Promover a formação integral dos jovens e a sua inserção profissional, estimulando o seu espírito criativo e sentido crítico;
– Promover o trabalho em equipa e a formação cívica e ética dos alunos e alunas;
– Potenciar o melhor de cada jovem através da fixação de objetivos individualizados e de metas que conduzam à sua valorização pessoal;
– Ser uma escola inclusiva e multicultural que encara os fatores diferenciadores como enriquecedores do coletivo da sua comunidade educativa;
– Promover a inserção da escola no meio envolvente, em variados contextos: empresarial, laboral, social e cultural;
– Envolver toda a comunidade educativa nas atividades e no funcionamento da escola.

CEF – Cursos de Educação e Formação

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) são percursos de educação e formação profissionalmente qualificante, destinados, preferencialmente, a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, em risco de abandono escolar ou que já abandonaram antes da conclusão do 12º ano de escolaridade.

Cursos Profissionais

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caraterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.

A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local e que não excluem a hipótese de prosseguir estudos.