ERASMUS | Internacionalização

European Youth Culture

 

Climate Change Challenge

O projeto tem como objetivo de aumentar a consciencialização sobre as alterações climáticas e outras questões ambientais como são a escassez de água, as inundações, a seca, a desflorestação, as fontes de energia renováveis, a reciclagem, o aquecimento global, e orientar as comunidades escolares a tomar medidas para lutar ativamente contra as alterações climáticas.

Nas nossas escolas parceiras, a atual educação sobre as alterações climáticas tende a ser apenas um espelho dos efeitos das alterações climáticas e dos nossos currículos que ignoram a “mudança” e concentram-se no conhecimento científico que é fornecido apenas nas aulas de ciências e geografia como parte do currículo escolar com um conteúdo limitado. Assim, não é dada atenção suficiente à necessidade de adaptação e mitigação das alterações climáticas. Portanto, com troca mútua de ideias com nossas escolas parceiras, decidimos destacar as mudanças climáticas que é uma questão socio-científica que exige mais do que o ensino de conteúdos, pelo contrário requer ensino ativo baseado em projetos.

 Pretende-se atingir os seguintes outcomes:

 – Criar um módulo de educação sobre mudanças climáticas que envolva implementações inovadoras e atividades projetadas com abordagens multidisciplinares;

– Orientar as nossas escolas parceiras e inspirar as outras escolas das nossas regiões a lutar contra as alterações climáticas com mais metodologia de ensino abrangente e baseada em projetos como atividade extracurricular;

– Construir uma rede da UE que proponha uma maior ênfase em ações para mitigar a extensão das alterações climáticas, reduzindo os aspetos do comportamento humano que afetam negativamente as condições climáticas, bem como os nossos ecossistemas a nível regional, nacional e internacional, e aumentando o número de indivíduos que adotam um estilo de vida que lhes permita adaptar-se às mudanças inevitáveis;

– Desenvolver competências de TIC nos professores e nos alunos e torná-los mais competentes na utilização de ferramentas web2;

-Estimular a curiosidade dos alunos sobre o mundo natural e as suas preocupações com a saúde do nosso mundo na dimensão da regional, nacional e internacional;

– Fornecer programas de ensino apropriados para as escolas cultivarem valores e conhecimentos ambientais entre os jovens

pessoas, e incentivá-las a tomar medidas contra as alterações climáticas e a fazer mudanças benéficas no estilo de vida;

– Desenvolver a capacidade dos professores para orientar os alunos a assumirem a responsabilidade pelas questões ambientais e a utilizarem tecnologias inovadoras.

– Implementar um sistema para orientar os alunos a descobrir soluções para as mudanças climáticas, usando as suas habilidades, como resolução de problemas resolução, comunicação, pensamento crítico, colaboração e trabalho em equipa;

– Permitir que os alunos se livrem de seus preconceitos em relação a diferentes nações e contribuir para formar uma sociedade mais segura e pacífica mundo;

– Contribuir para reduzir as taxas de abandono escolar precoce e de absentismo nas escolas parceiras, envolvendo alunos que são indiferentes à escola nas atividades escolares;

– Criar um clima escolar inclusivo que abranja todos os alunos, independentemente das suas origens.

Salt Over Gold – Myth or Truth

O conhecido conto de fadas Mais que sal inspirou-nos a abordar o tema do sal com o objetivo de descobrir o valor do sal no passado, o seu valor hoje, os seus impactos negativos na vida e na saúde humana e até na ambiente. Para descobrir tivemos necessidade de aprender sobre o sal como composto químico e matéria mineral, que são tratados nas disciplinas de Ciências – química, biologia, mineralogia. Em geral, as Ciências não são disciplinas escolares populares, pelo que o objetivo do projeto foi o de  apresentar atividades e ferramentas do projeto que pudessem enriquecê-las com experiências divertidas e informativas, excursões, trabalho de campo e cooperação com especialistas de terapia nutricional, dietologia, silvicultura, agricultura, gastronomia. E, assim melhorar a atitude dos alunos em relação aos assuntos e conectá-los com situações da vida real.

 

Gostaríamos que os alunos percebessem que alimentos (muitas vezes o seu fast food, favorito) têm um elevado teor de sal, o que causa doenças comuns no estilo de vida, mesmo entre os jovens. Gostaríamos de chamar a atenção dos alunos para as estatísticas da Organização Mundial da Saúde sobre o consumo de sal em diferentes países e conhecer a classificação do seu próprio país.

 

O projeto também visou apresentar o lado melhor do sal e conhecê-lo como um bem precioso no passado, seu simbolismo conhecido nos tempos e contos bíblicos, para compreender os rituais do sal em alguns países. Apresentamos o sal nas artes também. O projeto foi direcionado a estudantes de 14 a 18 anos, bem como a professores cujo papel é mostrar que o tema do sal pode fortalecer a cooperação interdisciplinar, pois há professores de biologia, química, geografia, história, arte e cultura, TI, bem como as línguas maternas e estrangeiras envolvidas. Cerca de 140 a 175 alunos em cada escola desenvolveram as suas principais competências e aptidões da era moderna (pensamento crítico, criatividade, comunicação, trabalho em equipa) criando resultados de projetos: website, apresentações, dicionários do sal, mapas de minas de sal, cartazes, brochuras, dramatização de um conto de fadas do sal , pintura em sal não tradicional e outras técnicas de arte em sal. Reuniões e debates com especialistas, que enriqueceram o processo de aprendizagem, foram uma parte importante do trabalho do projeto. Acreditamos que as atividades do projeto ajudarão os alunos a melhorar a sua atitude em relação às Ciências a longo prazo e a promover as suas competências essenciais.

Projeto Healthy Planet

Em parceria escolar ERASMUS+, o Projeto HEALTHY PLANET tem o objetivo de incentivar e consciencializar as comunidades sobre o problema das alterações climáticas. Algo que está cientificamente provado, e é o maior desafio atual da história da humanidade.

Ao longo destes anos foram abordados temas sobre os principais aspetos das alterações climáticas e de que forma podemos lidar com elas, tanto nas nossas escolas, como na nossa sociedade. Neste Projeto existe uma direção para aquilo que é a sustentabilidade, para isso existiu uma forte integração de informação profissional e no desenvolvimento escolar.

Projeto EPARMOVE 

O Projeto EPARMOVE 5 é um projeto de mobilidade internacional promovido pela EPAR.

O projeto, para além de criar oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal, aparece também como elemento que fortalece a troca de experiências, know-how e de redes de cooperação internacionais, quer pela via das experiências dos alunos, quer pelo enriquecimento na gestão da equipa de formadores da EPAR envolvida em todo o programa.

OBJETIVOS GERAIS

  • Criar oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal aos alunos e ex-alunos da EPAR ao nível europeu com vista à sua empregabilidade e à sua afirmação e integração;
  • Fortalecer o projeto educativo da EPAR na criação de redes de trabalho e ações que visam a formação de profissionais e cidadãos/as com igualdade de oportunidades, independentemente da etnia, nacionalidade, idade, género ou origem geográfica;
  • Lançar as bases para redes de trabalho a nível europeu para um maior diálogo e relacionamento entre a Formação Profissional e o Mercado de Trabalho.

 

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