O Poder da Educação

Edgar Morin disse que “A educação deve ser um despertar para a filosofia, para a literatura, para a música, para as artes. É isso que preenche a vida. Esse é o seu verdadeiro papel”. Referia-se em concreto ao papel que a educação desempenha ou deveria desempenhar no crescimento das crianças.

Desde sempre que diferentes autores se debatem com o poder da educação a par das diferentes marcas que os vários governos e autarcas querem deixar na elaboração e prossecução das politicas publicas no âmbito da educação. Para além das doutrinas cientificas e da jurisprudência política existe a vox populis que dá cada vez mais relevância ao poder da educação.

A importância que se tem vindo a dar à educação está diretamente relacionada com o facto de ser o maior poder de transformação que existe na sociedade civil transversal a todas as culturas e a todas as realidades sociológicas. Há quem, erradamente, estude e analise a educação do ponto de vista de uma transação que existe na partilha do conhecimento entre o educador/professor e o estudante. Nada mais errado.

A educação é o que de mais especial existe porque dá as ferramentas para sonhar e desejar mais. Se de uma mera transação estivéssemos a falar a mesma começaria e terminaria no momento em que se transmitissem as aprendizagens. Ao invés, o poder de transformação da vida humana faz com que o poder da educação seja incomensurável e inesgotável.

Se todos tiverem acesso à educação o risco de caírem na exclusão social e na pobreza diminui drasticamente. A possibilidade de conseguirem um emprego digno é proporcional ao nível de educação formal que se atinge no sistema educativo e por isso é que se faz um enorme esforço para aumentar o nível de escolaridade da população pois embora existam pessoas com o ensino superior que estão na pobreza esse número é muito baixo quando comparados com as pessoas que têm o 9.º ano e que estão na pobreza.

Para além disso, a saúde mental e o bem-estar também estão diretamente relacionados com o nível de estudos. Por isso, a quase obsessão dos sucessivos governos em conseguir que o Orçamento de Estado consigne uma percentagem razoável à educação e sabemos que essa meta nunca é suficiente porque a ambição anual choca com os recursos escassos existentes no nosso país. Mas talvez se todos olhássemos para a educação como a ferramenta adequada para aumentar o crescimento económico, a inclusão e a igualdade, bem como permitir a todos encararem o futuro com otimismo e confiança, talvez aumentassem a dotação orçamental e transmitissem ao Povo a crença publica que o poder da educação é de tal maneira forte que Portugal só será moderno, plural e competitivo quando a maioria da sua população tiver formação superior e o analfabetismo for estatisticamente irrelevante.

Consulte artigo na íntegra

15 Nov, 2021

Notícias

Programa 50 Anos de Abril

Programa 50 Anos de Abril

Partilhamos com toda a comunidade educativa o programa de atividades para celebrar os 50 anos do 25 de Abril: - MAAT – Conversa e visionamento do filme 25 de abril de 1974 (especial escolas), Produção conjunta do MAAT, Teatro Dona Maria II e Escher Theatre...

European Youth Culture – E-twinning Project

European Youth Culture – E-twinning Project

Chega ao fim o projeto e-twinning "European Youth Culture”. Durante um ano os alunos dos 2º e 3º anos do Curso Profissional de Turismo deram a conhecer a cultura dos jovens portugueses em termos de gostos musicais, de leitura, de cinema e de street art. O resultado é...

Conselho de Administração do INAE

Conselho de Administração do INAE

Decorreu hoje a reunião do Conselho de Administração do INAE, entidade titular da EPAR. Mais um momento de reflexão e partilha que serviu também de análise estratégica. Por mais e melhor Educação! Juntos vamos mais longe!

×

Olá!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 910251376