A formação profissional é um eixo central na reconstrução da Europa

A administradora do grupo Ensinus volta a ser embaixadora da Semana Europeia da Formação Profissional 2020, que se realiza em novembro, em representação de Portugal.

Na Europa pós-Covid, a formação profissional assume uma relevância muito grande, atendendo ao elevado número de desempregados e à reestruturação que se sentirá em todo o tecido empresarial mercê dos lay offs e dos novos empregos que vão surgir. Estamos a falar das economias de todos os estados membros atingidas por uma disrupção em que há a necessidade de uma reorganização ao nível do capital humano – trabalhadores, empregadores, dos próprios sindicatos e associações patronais”. Quem o afirma ao Jornal Económico é Teresa Damásio, administradora do grupo Ensinus, que acaba de ser nomeada pela Comissão Europeia para Embaixadora da Semana Europeia da Formação Profissional 2020 em representação de Portugal.

A Semana Europeia da Formação Profissional terá lugar entre 9 a 13 de novembro na cidade de Berlim, no entanto todos os eventos serão excecionalmente em formato virtual devido à pandemia da Covid-19.
Teresa Damásio é nomeada pelo segundo ano consecutivo para liderar esta iniciativa, sendo a primeira vez que uma nomeação destas se repete. Entre as suas incumbências está a promoção do investimento no ensino profissionalizante durante o corrente ano a nível nacional e internacional, bem como a sua participação virtual em alguns eventos em toda a Europa.

“Há uma grande necessidade de nos reinventarmos e no meu entender, a formação profissional é o grande mote dessa reinvenção”, salienta, acrescentando que é preciso dotar o trabalhador de mais competências técnicas, enquanto pessoa e enquanto técnico, para enfrentar uma nova realidade que ninguém esperava. Neste plano de reconstrução, qual plano Marshall, mas desta feita um plano desenhado e financiado pelos europeus, com Bruxelas ao leme, a formação profissional, é sem dúvida um eixo central.

Com 19 instituições de ensino, das quais oito escolas profissionais, o grupo Ensinus, do qual Teresa Damásio é administradora, é o maior grupo de ensino privado em Portugal. O projeto de ensino vertical do grupo compreende unidades desde o pré-escolar ao ensino superior, integrando igualmente instituições centenárias como as Escolas de Comércio de Lisboa e do Porto, o INETE – Instituto de Educação Técnica, a EPAR – Escola Profissional Almirante Reis e a EPET – Escola Profissional de Estudos Técnicos. Presente em Moçambique com o IEG e o ISG, Ensinus tem em curso o reforço do processo de internacionalização. Só nos dois últimos anos abriu três novas instituições: uma em Cabo Verde de Ensino Profissional e duas na Guiné-Bissau, o IPT – Instituto das Profissões e Tecnologias, de Ensino Profissional e o ISG – Instituto Superior de Gestão e Administração Pública, de ensino superior.

Dra. Teresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus, para o Jornal Económico.

26 Mai, 2020

Notícias

Programa 50 Anos de Abril

Programa 50 Anos de Abril

Partilhamos com toda a comunidade educativa o programa de atividades para celebrar os 50 anos do 25 de Abril: - MAAT – Conversa e visionamento do filme 25 de abril de 1974 (especial escolas), Produção conjunta do MAAT, Teatro Dona Maria II e Escher Theatre...

European Youth Culture – E-twinning Project

European Youth Culture – E-twinning Project

Chega ao fim o projeto e-twinning "European Youth Culture”. Durante um ano os alunos dos 2º e 3º anos do Curso Profissional de Turismo deram a conhecer a cultura dos jovens portugueses em termos de gostos musicais, de leitura, de cinema e de street art. O resultado é...

Conselho de Administração do INAE

Conselho de Administração do INAE

Decorreu hoje a reunião do Conselho de Administração do INAE, entidade titular da EPAR. Mais um momento de reflexão e partilha que serviu também de análise estratégica. Por mais e melhor Educação! Juntos vamos mais longe!

×

Olá!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 910251376