Estudar Turismo? Agora mais do que Nunca!

Nas últimas décadas assistimos ao crescimento exponencial do Turismo e à sua transformação enquanto motor na criação de emprego e no desenvolvimento económico local e regional. Sem que nada o fizesse prever, a crise pandémica instalou-se e 2020 foi o pior ano de que há registo, tendo havido um decréscimo de 74% nas chegadas internacionais.

Não há dúvidas que este sector foi duramente atingido pelas medidas globais de contenção da pandemia e que, apesar do levantamento progressivo, ainda são muitos os desafios que as empresas continuam a enfrentar.

Apesar deste panorama que nos parece pouco animador, e segundo dados da European Travel Comission, o desejo de voltar a viajar está presente e consolidado em 54% dos europeus, que afirmam querer voltar a viajar pela Europa até ao final do mês de julho. Tendo conhecimento destes dados e cientes da importância e do impacto económico (e social) que o regresso da atividade turística tem nos países e nas pessoas, o Parlamento Europeu aprovou, no passado dia 30 de abril, o Certificado Verde Digital com o objetivo de facilitar a circulação segura e livre, dentro da União Europeia, durante a pandemia de Covid-19.

É necessário que empresas e entidades públicas e privadas reconquistem a confiança perdida e apostem na segurança tanto nas viagens bem como durante a permanência nos destinos. Estamos perante novas exigências por parte dos consumidores que agora, mais do que nunca, estão mais preocupados e focados nas questões de higiene, saúde e segurança, sendo assim fundamental apostar na qualidade e transparência de procedimentos.

O sector turístico deverá aproveitar esta pausa forçada pela pandemia para reajustar-se, adaptar-se e pensar em novas estratégias sustentáveis, até porque este é um sector fundamental para a nossa economia, para atrair turistas e relançar o turismo nacional. Para tal, cada vez mais, as empresas vão necessitar de recursos humanos capacitados, jovens com ambição e formação na área que dinamizem e reconquistem a confiança dos turistas.

Na Escola Profissional Almirante Reis, desde sempre que apostamos na formação de qualidade dos nossos jovens. O curso de Turismo está desenhado para dotar os nossos alunos de conhecimentos, dentro e fora da sala de aula, que lhes permitam responder às necessidades de um mercado que está em constante alteração.

Na EPAR asseguramos o rigor do ensino, através da atualização anual das nossas matérias em conjunto com os nossos parceiros, acompanhamos as expetativas dos jovens e as tendências do mercado de trabalho e oferecemos aos nossos alunos percursos profissionais inovadores e desafiantes. Apostamos na formação integral e acreditamos que a escola do futuro deve trabalhar, para além da dimensão escolar, a dimensão pessoal e profissional e é por isso que proporcionamos oportunidades de estágio, sem qualquer tipo de custos, numa cidade europeia através do programa Erasmus+ ou em Lisboa, através dos nossos parceiros de renome no sector turístico, que oferecem aos nossos alunos novos práticas, novos métodos e novas experiências.

Agora, mais do que nunca, é importante investir na formação na área do turismo, pois os jovens que decidirem iniciar o seu percurso, terão, sem dúvida, uma responsabilidade redobrada daqui a três anos, mas serão, simultaneamente, aqueles que estarão mais aptos, conscientes e preparados para responder aos desafios do sector.

O turismo vai reabrir, reerguer-se e reajustar-se às novas exigências e as empresas vão precisar de recursos humanos qualificados, motivados e empreendedores. Por tudo isto, acreditamos que o nosso curso de Turismo é a escolha certa para aqueles que sempre sonharam fazer parte da “indústria dos sonhos”!

Ainda tens dúvidas?

Joana Gonçalves

Coordenadora do Curso de Turismo

Coordenadora do Programa Erasmus+ da EPAR

Assessora da Direção www.epar.pt | 910 251 376

11 Jun, 2021

Notícias

Conferência da EFVET

Conferência da EFVET

A nossa Diretora, juntamente com Dra. Teresa Damásio, Administradora do Grupo Ensinus e outras Diretoras das Escolas Profissionais do Grupo, voaram hoje para Kuopio, Finlândia, para mais uma Conferência da EFVET!

A Educação “Reimaginada” – Reunião de Trabalho

A Educação “Reimaginada” – Reunião de Trabalho

Hoje decorreu o encontro entre a Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio e o Professor Xavier Aragay, CEO Fundador da Reimagine Education. Esta Reunião acontece no âmbito da Reorganização da Transformação Educativa que temos tido em Curso em todas...

Reunião Conselho de Administração do INAE

Reunião Conselho de Administração do INAE

Decorreu hoje o Conselho de Administração do INAE,Entidade Titular da EPAR. Um momento mensal de extrema importância para a gestão e posicionamento da nossa Instituição.Continuamos a trabalhar com os olhos postos no futuro.

×

Olá!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 910251376